- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : Artigos

Como iniciar atividades físicas de forma saudável

Autor: Lucas Sobreira
Fonte: Imprensa Univasf



No início de ano, geralmente, as pessoas propõem metas para suas vidas. As resoluções de Ano Novo têm objetivo de tornar melhor o período que se inicia. Porém, muitas pessoas têm dificuldade de manter e cumprir tais promessas. Começar a praticar alguma atividade física está entre as principais metas para 2017. Para ajudar a permanecer nesse propósito, e de forma saudável, o professor do Colegiado de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Sérgio Rodrigues Moreira, ensina como iniciar exercícios físicos corretamente.


Segundo Moreira, se livrar do sedentarismo é importante, pois traz benefícios cardiovasculares, neuromusculares, metabólicos e cognitivos, aumentando a resistência do praticante e diminuindo as taxas de colesterol, além de melhorar o humor. Saber do seu atual estado físico para suportar a demanda da atividade a ser realizada é o primeiro passo para começar a se exercitar com saúde. “Para isso, uma avaliação específica com um profissional da área de educação física se faz necessário", observa o professor.


Caso seja sedentário, uma avaliação médica prévia também é recomendada, para averiguar se não apresenta nenhuma contra indicação para se iniciar um programa de exercícios físicos. De acordo com Moreira, devem ser levadas em conta as necessidades de cada um. “As necessidades, anseios e vontades, mas, sobretudo, o atual estado físico e emocional para aquele tipo de exercício são fatores importantes a serem considerados”, ressalta.


As atividades mais recomendadas para iniciantes são aeróbicas, como caminhar, andar de bicicleta e correr, e anaeróbicas, como natação e hidroginástica, bem como atividades de flexibilidade. A escolha das roupas, calçados e acessórios, que serão utilizados no exercício, é importante e depende do esporte e/ou atividade que irá realizar. Exemplos: um tênis, calção que seja apropriado para corrida, uma luva apropriada para musculação, uma calça apropriada para uma luta, etc.


Muitas pessoas iniciam um exercício e com o tempo acabam desistindo. Por isso, é necessário escolher uma modalidade que dê prazer ao praticante. Além disso, conscientizar da importância do exercício físico, enquanto promotor da saúde geral, é fundamental para manter o ritmo e continuar se exercitando por muito tempo. “A cada minuto gasto com atividade física, são muitos reais que não serão gastos com doença, bem como aumento na expectativa de vida saudável”, finaliza Moreira.





Versão para impressão     Enviar para um amigo