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Sete dicas de como cuidar da sua saúde mental na faculdade


Não importa se o seu curso é presencial ou na modalidade de educação a distância (EaD), é preciso cuidar da sua saúde psicológica.

Pensando nisso, a Revista QB, após descobrir por que não existem dados sobre a saúde mental de alunos EaD no Brasil, conversou com especialistas que deram dicas de como manter uma boa saúde mental durante a graduação. Confira:

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1 - Se agrade

Com as cobranças do dia a dia, é preciso fazer o bem para você mesmo. Se você tem algum hobby, quer ver algum filme, comer algo em específico ou ler um livro: faça.

“A realização de atividade física, alimentação e boa qualidade do sono, ter amigo com quem contar, estar satisfeito com a escolha do curso, realizar atividades extracurriculares podem favorecer o bem-estar e a prevenção de sofrimento”, explica a psicóloga e pesquisadora Karen Graner. Em alguns casos, pequenos atos podem fazer a diferença no seu dia.

2 - Crie vínculos

“Uma dica é estabelecer vínculos mais fortes com as pessoas que são do seu curso", diz Fabiana Vitorino, psicóloga e coordenadora da campanha Janeiro Branco, que preza pela cultura de uma boa saúde mental. Quando possível, (em casos de cursos EaD) tente conhecer quem estuda com você, converse por mensagens ou até mesmo marque um encontro.

Além disso, fique perto de quem te faz bem e de quem você ama. Nada melhor do que um abraço apertado para se livrar de alguns sentimentos ruins.

3 - Viva o hoje

É ótimo fazer planos e se programar, mas tente lidar com as suas metas diárias e com o que você consegue fazer por hoje. Tente não deixar que a ansiedade te faça mal.

4 - Dê valor a suas conquistas

Conseguiu estudar por mais de duas horas hoje? Parabéns! Se você fez um trabalho que estava devendo ou conseguiu adiantar algo, comemore. Cada pequena ação vale a pena. Dê crédito a si mesmo pelas coisas que você consegue fazer.

5 - Se deixe sentir triste às vezes

Ninguém se sente feliz todos os dias. Tentar viver de uma falsa aparência pode ser ainda pior para os seus sentimentos. Por isso, alguns dias, se você estiver triste, abrace este sentimento.

Entretanto, não deixe que isso aconteça todo os dias ou com frequência, ok?

6 - “A vida não é só boleto”

“Uma frase muito comum da campanha foi ‘a vida não é só boleto’. Assim como viver não é só pagar conta ou ganhar dinheiro. Claro que é importante, mas isso não pode te definir”, enfatiza Fabiana.

7 - Conheça a si mesmo

É preciso saber como você é e como você lida com as situações que acontecem na sua vida. A melhor arma para ter uma boa saúde mental é perceber quando você está tendo comportamentos diferentes do seu normal.

Por isso, tente se conhecer o melhor possível. Assim, você saberá quando algo estiver errado e, o mais importante, saberá quando pedir ajuda. Lembre-se de que pedir ajuda é algo necessário, não é um sinal de fraqueza. Sua saúde mental importa.
Isabela Giordan





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