- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF) será realizado mo próximo mês, na Univasf (5 a 9/06)

Fonte: Imprensa Univasf

13/05/2016



Reunir pesquisadores e cientistas para discutir as produções científicas voltadas à gestão sustentável do rio São Francisco e do meio ambiente. Este é o objetivo do I Simpósio da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco (SBHSF), que será realizado entre os dias 5 e 9 de junho, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Com o tema central “Integrando o conhecimento científico em defesa do rio”, o evento é realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) em parceria com a Univasf. O SBHSF acontecerá no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA).

Para participar do evento, os interessados podem realizar a inscrição no site do simpósio, até o dia 4 de junho. O valor da taxa varia para membros e não membros da CBHSF e conforme o grau de escolaridade e o período de inscrição. Após esta data, as inscrições deverão ser feitas durante o evento, na Secretaria Geral do Simpósio.

A programação do simpósio está dividida em cinco eixos temáticos: Dimensão Social e Saúde, Governança, Qualidade da Água, Quantidade da Água, Conservação da Biodiversidade e Recuperação Hidroambiental. Durante o evento, serão realizadas conferências, debates, apresentações de trabalho, manifestações culturais e visitas técnicas. A programação completa e outras informações estão disponíveis no site do SBHSF.

O coordenador geral do evento e também coordenador do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Univasf, Renato Garcia, observa que após a construção da barragem de Sobradinho (BA), a região presencia, no momento, a menor vazão histórica do rio São Francisco, o que teve um impacto muito grande na atividade cultural e econômica local. “É muito importante ter dados científicos para discutir como conservar esse recurso e a academia precisa participar efetivamente desse processo. E a Univasf tem um papel relevante neste sentido”, destaca Garcia, que é professor do Colegiado de Ciências Biológicas.

Ele revela que, nesta fase preparatória que antecede o evento, grupos de trabalho estão elaborando um levantamento de toda a produção científica já realizada no país sobre o rio São Francisco nas cinco grandes áreas temáticas do simpósio, no período de 1996 a 2016. O resultado deste trabalho será apresentado durante o SBHSF. Após o evento, as conclusões desse trabalho irão compor um relatório, a ser encaminhado a órgãos de fomento e incentivo à pesquisa visando ao lançamento de editais com linhas específicas para as áreas apontadas pelo levantamento. “Este é o primeiro maior esforço para mobilizar a academia pela Bacia do São Francisco”, enfatiza Garcia.

O SBHSF conta com apoio da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal de Sergipe (UFS), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Associação Executiva de Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas Peixe Vivo (AGB).





Versão para impressão     Enviar para um amigo