- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

Saiba qual é a diferença entre SisFIES, SisFIES Aluno e SisFIES Mantenedor

15/01/2018


Todo começo e meio de ano o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece milhares de vagas para alunos que precisam financiar o pagamento de suas mensalidades.

Em 2018, após reformulações, o Fies oferecerá mais de 310 mil vagas, sendo que 100 mil serão a juros zero. Quer saber mais sobre o Novo Fies? É só clicar aqui!

Entretanto, algo que pode confundir muito aqueles que buscam uma vaga é o Sistema Informatizado do Fies (SisFies). Segundo publicação do Ministério da Educação (MEC), o SisFies “é um sistema eletrônico desenvolvido e mantido pela Diretoria de Tecnologia do Ministério da Educação, sob a gestão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), agente operador do Fies."


Esse sistema foi feito para ajudar a sistematizar alguns processos do financiamento, desde as mantenedoras das faculdades e universidades que participam do Fies até aos estudantes que querem ou possuem uma vaga no programa.
Qual é a diferença entre o SisFies Portal, SisFies Aluno e SisFies Mantenedor?

Entretanto, existem três sites do governo ligados ao SisFies, cada um com uma função diferente, e que podem gerar um pouco de confusão. Veja quais são as funções de cada um e tire todas as suas dúvidas:

SisFies Portal

Site oficial: http://sisfiesportal.mec.gov.br


O SisFies Portal é o site mais completo do governo de informações sobre o Fies. Nele, é possível tirar todas as dúvidas sobre o programa, saber quais são as vagas ofertadas, ter informações de abatimento, aditamento e legislação do Fies. Além disso, também é possível fazer uma simulação de quais seriam as melhores ofertas de financiamento para você.

SisFIES Aluno

Site oficial: http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal


Esse site é voltado para alunos que já possuem uma vaga no Fies ou que desejam fazer a sua inscrição. Lá, o aluno poderá ter acesso às suas informações, à renegociação, ao aditamento de contrato e aos possíveis abatimentos oferecidos (professores e médico). Além disso, é por esse site que o aluno fará sua inscrição para concorrer a uma vaga do financiamento oferecido pelo governo.

Para entrar na sua conta, é preciso informar Cadastro de Pessoa Física (CPF), senha cadastrada e o código de verificação informado na página.

SisFies Mantenedor

Site oficial: http://sisfies.mec.gov.br


O SisFies Mantenedor é um site voltado para as universidades, centros universitários e faculdades que pretendem ou irão ofertar vagas no Fies. Segundo descrição do site, as mantenedoras e instituições de ensino podem: “atualizar dados cadastrais e financeiros, consultar saldo de CFT-E e extrato de repasse, efetuar o pagamento de tributos, emitir comprovante de pagamento, solicitar recompra de CFT-E e acompanhar as operações afetas às instituições de ensino superior mantidas (IES), dentre outras funcionalidades”.

Quero uma bolsa de estudo!

Não é preciso comprovar renda ou passar por processos seletivos, você escolhe a sua bolsa de estudo e garante o desconto até o final do curso. Além disso, pense pelo lado positivo, com o Quero Bolsa você sai da faculdade sem dever nada para ninguém!
Isabela Giordan





Versão para impressão     Enviar para um amigo