- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

Quais são os desafios de voltar a estudar aos 40 anos

15/01/2018


“Como é voltar a estudar depois dos 40?”, essa é uma pergunta que muitos amigos já me fizeram quando souberam que eu ia voltar a faculdade. Na verdade, não é nenhum bicho de sete cabeças, pois eu sempre gostei muito de leitura e, desde que terminei minha primeira graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, continuei com meus hábitos de pesquisa e leitura, o que me manteve em um nível de aprendizado constante.

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!


Mas se você me perguntar como é estudar um curso totalmente diferente daquele em que me formei, como o Direito, por exemplo, aí sim eu posso dizer que no começo toda aquela hermenêutica (estudo da interpretação de textos escritos das áreas da literatura, direito e religião) que envolve o curso de Direito é bastante estranha, sem falar nas terminologias em latim, mas o que realmente dificulta é a parte do curso voltado para o estudo e aprendizado dos códigos, especialmente da área penal e civil, que possuem um linguajar bastante peculiar e que exige uma certa adaptabilidade de início para saber interpretá-los.

A turma

A minha turma é relativamente mista, composta por alunos recém-saídos do colegial, bem como com uma significativa quantidade de pessoas que como eu já possuem uma graduação e até encontram-se em boa estabilidade profissional, mas que estão em busca de uma carreira mais gratificante financeiramente ou até mesmo pensando em concursos voltados para a área. Essa diversidade de idades facilita bastante o relacionamento com a turma e se dá de forma bastante equilibrada.

Os professores

A mesma coisa ocorre com o corpo docente, em que a faixa etária varia de 28 a 65 anos e que todos são advogados ou promotores já estabelecidos em suas carreiras, mas que encontram no ofício de professor, uma grata satisfação, além, é claro, de uma segunda fonte de renda. Eles até são bem compreensivos em relação a pessoas da minha faixa etária e que possuem uma rotina diária mais pesada, já que eles também exercem suas atividades de dia e ainda dão aulas à noite.

Daniel Braz





Versão para impressão     Enviar para um amigo